Agência AutoInforme - A PSA Peugeot Citroën apresentou o 307 CC FiSyPAC, um protótipo equipado com tecnologia híbrida recarregável com pilha a combustível também conhecida como célula a hidrogênio. O carro foi mostrado em Lyon, na França, durante a exposição “Toute la lumière sur L’hydrogène Energie” - Toda a luz sobre a energia do hidrogênio, em francês.
O carro foi desenvolvido através da plataforma do 307 coupé. Movido a eletricidade, usa a última tecnologia desenvolvida em baterias e ainda tem capacidade de armazenar o hidrogênio.
O sistema usado no projeto é o FiSyPAC (Fiabilização de Sistema Pilha a Combustível) desenvolvido entre parcerias como laboratórios de pesquisa francesas, com a Comissão Francesa de Energia Atômica (CEA) para a pilha a combustível, e com JCS para as baterias lítio-íon.
As baterias do 307 CC FiSyPAC usam menos de 1 kg de hidrogênio para andar 100 km. Essa autonomia foi possível devido ao aumento de 20% na duração com relação ao projeto inicial de 2006. O carro tem um motor elétrico que impulsiona o protótipo a 155 km/h e acelera de 0 a 80 km/h em 11,2 segundos.
O grupo PSA Peugeot Citroën, além de desenvolver veículos a hidrogênio, possui diversos programas de modelos ecologicamente corretos como os veículos elétricos Peugeot Ion e Citroën C-Zero — que serão comercializados na Europa no final de 2010 —, os veículos híbridos diesel Peugeot 3008 e Citroën DS5, previstos para 2011, e também o híbrido diesel recarregável que será lançado em 2012.