Agência AutoInforme - A castanha-do-pará, muito apreciada no final de ano, deveria fazer parte da mesa do brasileiro o ano todo. Como ela tem alta concentração de selênio na noz, reduz a incidência de câncer, colesterol, doenças do coração e neurodegenerativos.
Pesquisas recentes indicam que ingerir uma castanha diariamente pode ser um poderoso suplemento alimentar, graças à alta concentração de selênio, o mineral antioxidante que protege o organismo dos efeitos dos radicais livres. É isso o que aponta um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, que comprova que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará pode elevar em 65% a quantidade de selênio na corrente sanguínea.
Outro levantamento recente, feito pelo Laboratório de Minerais da USP (Universidade de São Paulo), recomenda o consumo de 55 microgramas de selênio por dia, em consonância com as sugestões internacionais RDA (Recommended Dietary Allowances) de 55 a 70 microgramas diárias – cada unidade de castanha-do-pará tem aproximadamente 59 microgramas de selênio, o que sugere que o consumo de uma castanha por dia atenderia a exigências diárias desse importante mineral.
Apostando na promoção da saúde e na valorização das comunidades tradicionais extrativistas da Amazônia, a Ouro Verde Amazônia, empresa do Grupo Orsa fabricante de produtos florestais não madeireiros, desenvolveu uma linha a base de castanha-do-pará, formada por azeite extra-virgem , creme de castanha , granulado de castanha e castanha sem casca . Todos os produtos são orgânicos e livres de agrotóxicos, com elevado teor de proteínas de alta qualidade devido ao seu excelente perfil de aminoácidos, alto índice de ácidos graxos de origem vegetal (ômega 6 e 9) e grande concentração de minerais essenciais, como o selênio.
Os produtos são certificados pelo selo nacional de produtos orgânicos, o Ecocert Brasil. negócios.