Novas regras garantem o novo ciclo de investimentos no setor automotivo

Marcio Lima Leite, presidente da Anfavea

O Programa Mover – Mobilidade Verde e Inovação, virou lei e terá duração de cinco anos. A medida foi aprovada nesta terça-feira (11/6/24) pelo Congresso Nacional e garante os recentes anúncios de investimentos por montadoras, que dependiam da aprovação do projeto.
Para Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, o Mover oferece uma política industrial com previsibilidade e segurança jurídica para o setor automotivo, o que garante a renovação de novos ciclos de investimentos com foco na descarbonização, na segurança veicular, na reindustrialização e na neoindustrialização.
O Mover prevê investimentos em P&D, estímulo às tecnologias com foco ambiental, valorização da matriz energética brasileira de baixo carbono e traz o conceito “do poço à roda” no cálculo de emissões, e não o convencional “tanque à roda”. Ou seja: as emissões passam a ser calculadas levando-se em conta a pegada de carbono gerada na produção e disponibilização do combustível/energia que antecede a produção do veículo. Antes eram avaliadas apenas pelas emissões do escapamento do carro.
“É uma política industrial moderna e inteligente, que garante liberdade ao consumidor. Ele é quem vai escolher qual tecnologia de propulsão limpa será mais adequada às suas necessidades”, disse o presidente da Anfavea, lembrando que “o Mover nasce como referência para o mundo em termos de política industrial para o setor automotivo”.