Só a Alemanha já reativou 16 usinas a carvão e derivados do petróleo, temendo a escassez energética.
Em artigo que trata sobre os riscos a biodiversidade causados pelas mudanças sociais, políticas e econômicas, o CEO da PWTech, Fernando Silva, startup voltada para a purificação de água contaminada, destacou que a guerra da Ucrânia tem um impacto importante no meio ambiente, fazendo com que países europeus voltassem a reativar usinas poluentes para substitui o gás russo, cujas compras estão sendo boicotadas pelos Estados Unidos e aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
“A guerra da Ucrânia desencadeou um forte bloqueio econômico imposto pelo mundo ocidental à Rússia, que é responsável por 10% da produção mundial do petróleo, gás natural e trigo. Como consequência, a exploração de combustíveis fósseis no continente europeu (que liderava as discussões sobre o uso de fontes renováveis) foi retomada”, disse o executivo, que é especialista em negócios e soluções ambientais sustentáveis.
Fernando lembrou que a Alemanha reativou 16 usinas a carvão e derivados do petróleo, temendo a escassez energética.
Segundo ele, o impacto das ações humanas sobre o meio ambiente não está restrito ao grupo populacional. Hoje, a fauna e flora do planeta são os sistemas que mais sofrem com as mudanças sociais, econômicas e ambientais ocasionadas pelo crescimento populacional e pela produção desenfreada. Segundo pesquisas, estima-se que, atualmente, haja mais plástico que peixes nos oceanos.
“Derivados do petróleo e do gás natural são utilizados em diferentes setores da economia com a finalidade de gerar eletricidade e a dependência desses combustíveis pode levar a emissão do CO2, um dos principais causadores do aquecimento global. Seu processo de produção, desde a exploração, processamento até o transporte pode gerar grandes impactos ambientais, como o vazamento de navios petroleiros, vazamentos em plataformas e gasodutos”, disse.
Ele propõe o investimento em energias e soluções renováveis para evitar a emissão de gases de estufa e proteger as comunidades dos efeitos da mudança climática.
“Garantir o cuidado com o meio ambiente, é mostrar preocupação com os cidadãos remanescentes, e futuras gerações. A natureza é e sempre será a maior fornecedora dos elementos básicos para a sobrevivência humana”, finalizou.