Resgate foi feito pelo Resgate de Animais Silvestres da Guarda Civil Metropolitana

Não é comum, mas no início da Primavera é período de reprodução das espécies de aves de rapina, da família dos falconídeos, e por isso elas podem aparecer nas zonas urbanas, como o filhote do gavião carcará encontrado nesta quarta-feira (23/09/20) na região do Brooklin, em São Paulo, pela equipe do ECOinforme.

Acionado, o Resgate de Animais Silvestres da Guarda Civil Metropolitana encaminhou a ave para o Cemacas, o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres de São Paulo, onde será cuidado pela equipe de veterinários e em seguida será reinserido na natureza.

O agente Silva, profissional responsável pelo resgate (veja vídeo), disse que os filhotes costumam deixar o ninho para tentar voar, mas que “é muito cedo para estes animais estarem saindo do ninho”. Avaliou que outras aves da mesma espécie podem estar no local.

“É possível que este animal tenha sido atraído para o local para caçar e de alguma forma se atrapalhado. Colisões destas aves em estruturas do meio urbano são bastante comuns”, disse.

O carcará alimenta-se de tudo, desde animais vivos até de lixo.
Come resto das lixeiras, vísceras de peixe, caça pequenos animais (lagartos, cobras, sapos) e filhotes de aves e animais grandes (garças, tuiuiús e cordeiro). Come também legumes e frutas, como amendoim, feijão e dendê. Em bando, acatam presas bem maiores.