O edifício da revenda de caminhões Volvo na cidade de Ourinhos, no interior paulista, foi reconhecido como o prédio verde pela certificadora Leadership in Energy and Environmental Design, que atesta as edificações com os mais rígidos critérios de sustentabilidade em sua construção e uso.
É a primeira concessionária de caminhões do Brasil construída com o conceito construção verde (green building), ou seja, com captação de energia renovável por meio de fotocélulas, reaproveitamento da água da chuva e o emprego de materiais de alto conforto térmico para reduzir o uso do ar-condicionado, dentre outras. O projeto foi priorizou a qualidade do ambiente e poupou recursos naturais.
“A Volvo está comprometida com a sustentabilidade. Nossa visão contempla pessoas, clima e recursos, rumo a soluções 100% seguras, mais produtivas e livres de CO2. Esse conceito se estende também aos projetos de nossas concessionárias, cada vez mais sustentáveis”, disse Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões.
O selo Leed é uma certificação internacional que avalia: localização, eficiência do uso da água, materiais, qualidade ambiental, inovação, processos, uso de energia, entre outros. No Brasil, as construções certificadas registram diversas melhorias ambientais, com reduções médias no consumo de água (40%), energia (30%), emissões de CO2 (35%) e de geração de resíduos (65%).
A Lapônia tem concessionárias também em Itu, Araraquara, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Regente Feijó e São Manuel.