Feito em São Bernardo da parte de projeto mundial da montadora na proteção do meio ambiente
A fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo atingiu o nível zero de aterro, deixando de enviar 800 toneladas de resíduos por ano para aterro sanitário. É um importante marco no processo de redução de resíduos e portanto de proteção do meio ambiente.
“A classificação Aterro Zero segue a nossa estratégia ESG no País, que se apoia nos pilares Meio Ambiente, Social e Governança e está alinhada aos mesmos princípios adotados em todo o mundo pela Daimler Truck”, disse Ronaldo Vernucio, da Mercedes-Benz do Brasil.
Desde 2018, o Grupo Daimler vem aumentando a taxa de reciclabilidade dos resíduos gerados em suas fábricas de todo o mundo e definiu metas para a redução do consumo de água e energia e da emissão de gás carbônico (CO2). O objetivo é atingir aterro zero em todo o mundo até 2030.
No Brasil a empresa tem um processo de coleta, triagem e destinação adequada nas Centrais de Resíduos Classe I e II, seguindo a classificação de resíduos perigosos, recicláveis e não recicláveis.
Atualmente, os resíduos rotulados como perigosos, tecnicamente chamados de Resíduos Classe I, são incinerados ou coprocessados por empresas parceiras homologadas. Os ambulatoriais, que apresentam maior perigo à saúde e ao meio ambiente, são encaminhados para incineração, enquanto o restante dos resíduos perigosos é encaminhado para coprocessamento ou reciclagem como rerrefino de óleos.
Os resíduos recicláveis e não recicláveis, tecnicamente chamados de Resíduos Classe II, são separados por meio da coleta seletiva, para posterior destinação adequada, seja reciclagem ou compostagem.
Já as sucatas metálicas, conhecidas como materiais inservíveis, são recicladas e reinseridas na cadeia produtiva de nossos fornecedores.
Esse processo é importante e as grandes empresas se dedicar a defesa do meio ambiente porque na verdade elas provocam também a destruição e a poluição.
Além disso, cada vez mais a sociedade o consumidor exige comportamento digno dos fabricantes, caso contrário seus produtos passam a ser malvistos no mercado