Produto – que será incinerado – tem potencial de dano imprevisível para a fruticultura nacional

A fiscalização do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária interceptou uma carga de mais de meia tonelada de frutas proveniente dos Estados Unidos contaminados por uma praga quarentenária de alto risco para a agricultura nacional. O produto foi barrado e será encaminhado para incineração.

A carga passou pelo processo de análise padrão, que vem acompanhado de um certificado fitossanitário, mas com exames mais apurados foi constatada a presença da Anarsia lineatella, uma broca da ordem Lepidoptera e que n]ao existe no Brasil. A lagarta está listada na Portaria SDA nº 617/2022, que atualiza a lista de Pragas Quarentenárias Ausentes (PQA).

Ao cortar uma das frutas, o agente encontrou a larva viva. A broca ataca pomares de frutas de caroço e causa perda econômica. Como ela não existe no Brasil, as consequências para a fruticultura nacional são imprevisíveis.

Segundo a Vigiagro, a emissão do certificado é baseada na inspeção de parte da carga, ou seja, de uma amostra. Mas cabe ao órgão certificar que a carga está realmente livre de qualquer praga que represente risco agropecuário. Por isso, é feita uma nova amostragem no desembarque, com observação detalhada.