Fabricante recebe certificação I-Rec e quer ser uma empresa 100% sustentável

O projeto é fazer “tudo sustentável” e para isso a Michelin caminha na busca das soluções para tingir o objetivo. A fabricante de pneus acaba de receber o certificado de uso de energia 100% renovável (I-Rec) em suas fábricas no Brasil.

A energia é proveniente do mercado livre com certificação. Em 2021 a empresa neutralizou 50% da emissão de CO2 nas fábricas do Rio de Janeiro e de São Paulo (em relação a 2019) e neste ano investiu na mesma iniciativa para a fábrica do Amazonas e nas Usinas de Beneficiamento de borracha natural do Espírito Santo e da Bahia. Até 2050, o pilar de sustentabilidade da Michelin pretende alcançar 100% da neutralidade de carbono.

Os certificados I-RECs comprovam que a energia produzida e consumida é de origem renovável, incentivando a implantação de usinas de energia limpa. Possibilitando o rastreio da origem da energia, os compradores mostram que estão de acordo com as melhores práticas da agenda ESG.

A empresa também recupera resíduos, reduz o consumo de energia, utiliza água de reuso, reduz o número de caminhões entre as unidades industriais da empresa. No último ano, reduziu em 40% da emissão de carbono em comparação com 2019.