Ação da Stellantis tem com o objetivo reduzir o impacto das suas operações sobre os recursos naturais

Responsável por várias marcas de veículos, entre elas a Fiat, a Jeep e as francesas Citroën e Peugeot, o grupo Stellantis anunciou o incremento de suas ações em relação a reciclagem de materiais em suas inúmeras fábricas em vários países. O objetivo é reduzir o impacto das suas operações sobre os recursos naturais.

A empresa do grupo dedicada a iniciativas de Economia Circular é a Sustainera, que registrou resultados positivos nas áreas de remanufatura de peças, reciclagem de baterias e veículos em fim de vida.
A Stellantis usa a plataforma Valorauto, que trabalha com clientes individuais e a concessionários na França, Bélgica e Luxemburgo, para a reciclagem de motor a combustão, híbrido ou elétrico. Recolhe os veículos, faz o desmonte e a recuperação de peças para serem reutilizadas ou remanufaturadas. As baterias dos carros elétricos podem ser reutilizadas em projetos de operação estacionária, como armazenamento de energia.

O objetivo é prolongar a vida útil dos produtos e, quando já não for possível, devolver o material ao ciclo de produção para reduzir o desperdício e o impacto ambiental provocado pelo uso de novas matérias-primas.

A Stellantis desenvolveu o seu próprio sistema para gerenciar os veículos em fim de vida da empresa, garantindo a qualidade do processo desde o design sustentável dos veículos até o tratamento no fim de vida.
Dentro da lógica do ciclo de vida completo de materiais, a Stellantis já estabeleceu um canal de reciclagem para rodas de liga no mercado norte-americano com o seu parceiro Real Alloy.

As rodas em fim de vida são recolhidas diretamente junto aos concessionários e depois fundidas para serem usadas como alumínio bruto secundário para fabricar novos componentes de motor ou transmissão.

A Sustalnera lançou dois produtos para complementar a oferta 4R (peças Remanufaturadas, Reparadas, Reutilizadas, Recicladas): um líquido de lavagem de para-brisas feito 100% de álcool regenerado a partir de solventes industriais reciclados, e um líquido de arrefecimento à base de monoetilenoglicol 100% reciclado a partir de resíduos de produção industrial, livre de nitratos, boratos e aminas, e sem silicatos, que fornece proteção ao motor contra ferrugem, aquecimento e congelamento (-25° compatível também com países frios). Estão disponíveis no mercado de pós-venda.

A parceira Orano é responsável pela reciclagem de baterias de veículos elétricos. Elas são desmontadas e os minerais como cobalto, níquel e lítio são reaproveitados para a fabricação de baterias novas.