A empresa Binatural usou 12 milhões de litros de óleo para a produção de biodiesel, evitando a contaminação de 298 bilhões de litros de água

Dos três bilhões de litros de óleo de cozinha consumido por ano no Brasil (o País é o quarto maior consumidor mundial), apenas 5% é reciclado, enquanto o restante é descartado de forma inadequada, causando grandes impactos ambientais. Para se ter uma ideia, segundo a Sabesp, apenas um litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar 25 mil litros de água.

O óleo de cozinha usado (UCO, sigla em inglês de Used Cooking Oil), no entanto, pode ser matéria-prima para a produção de biodiesel e assim contribuir para a descarbonização do planeta.

A Binatural, empresa de produção de biodiesel, usou no ano passado 12 milhões de litros de óleo usado para a produção de biodiesel, evitando com isso a contaminação de 298 bilhões de litros de água.

“Vamos ampliar o nosso consumo em prol da descarbonização do planeta e redução de contaminação da água, um recurso tão importante para vida”, diz André Lavor, da Binatural.

Além disso, a reciclagem do óleo de cozinha pode ser uma boa oportunidade de negócio “Temos um desafio cultural de convencer a sociedade brasileira a reutilizar o produto e incentivar projetos de coleta, o que exige um amplo programa de educação e conscientização envolvendo governos, indústrias e consumidores”, disse o executivo, lembrando que países da Europa, Estados Unidos e China recuperam óleo de cozinha em grande escala.