Conheça o Benedito Anous stolidus, ave que ocorre em Abrolhos, no texto de Marcio Motta e fotos de Berna Barbosa

Cerca de cinco mil Benedito Anous stolidus, pássaro da família do trinta-réis-escuro, vivem no arquipélago dos Abrolhos, em Caravelas, sul da Bahia, e em todo o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde nosso colaborar, o biólogo Marcio Motta desenvolve suas pesquisas de campo.

O Benedito é caracterizado pela plumagem cor de fuligem escura, capuz cinzento e fronte branca, faz pesca na superfície, raramente mergulhando. Alimenta-se de peixes pequenos, como sardinhas e filhotes de enchovas e lulas. Nadam bem e frequentemente pousam na água. Pode ser ativo à noite.

Busca abrigo em locais elevados, ravinas ou em pequenos arbustos, construído ninhos precários e a fêmea põe apenas um ovo. No momento, a espécie está em pleno período reprodutivo, que ocorre de março a setembro.

Segundo Lucas Cabral, pesquisador no Parque, a unidade de conservação realiza importante atividade de monitoramento da espécie através de contagens de ninhos ativos no pico de reprodução, que ocorre em julho. No ano passado foram registrados mais de 1.500 ninhos.

Além de Abrolhos, no Brasil a espécie ocorre em Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Trindade e Penedos de São Pedro e São Paulo.  Fora do País podem ocorrer das Bahamas e Antilhas até a África ocidental.

A fotógrafa Berna Barbosa, que faz um estudo fotográfico da espécie no local, registrou os hábitos do pássaro, cujas fotos são reproduzidos aqui. Berna faz um trabalho incansável na conservação de uma das áreas protegidas mais incríveis do Brasil.