Cinco animais da espécie são encontrados na areia da praia
Raros na costa, os golfinhos-de-fraser habitam em áreas oceânicas e dificilmente aparecem em águas rasas, daí que não há registros da presença dessa espécie no litoral Norte de São Paulo. Ocorrem nos mares tropicais e sub tropicais ao redor do mundo, em águas profundas.
Mas nesta terça-feira (24/8/21) cinco animais foram encontrados mortos na praia de Boraceia, em São Sebastião.
A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos do Instituto Argonauta recebeu acionamentos de moradores, guarda-vidas e pela associação de moradores do bairro relatando o ocorrido. Eram cinco fêmeas, variando de 1,9m e 2,5 metros de comprimento.
Foi avistado um grupo de cerca de 15 golfinhos na zona de arrebentação e pescadores conseguiram auxiliar parte do grupo a retornar para o fundo, mas cinco acabaram encalhando.
Os animais não apresentavam marcas de rede, agressão ou colisão, e não tinham lesões aparentes. Eles passarão por necropsia e coleta de material biológico para que seja diagnosticada a causa dos encalhes.
O golfinho-de-fraser é mais robusto que os outros delfinídeos, possui bico bem definido e curto e nadadeiras peitorais e dorsal pequenas.







