Ação pretende coletar oito toneladas de resíduos em 120 km de praias
O Brasil participou do Dia Mundial da Limpeza, junto a outros 190 países, neste sábado, 17 de setembro de 2022, com ações em 13 estados e 37 municípios, de Pernambuco até as praias de São Sebastião, no litoral paulista.
O objetivo é sensibilizar a população mundial acerca da questão do lixo nas praias. O movimento Clean Up Day abrange no Brasil 21 projetos do Programa Petrobras Socioambiental, dentre eles, os cinco projetos da Rede Biomar, em conjunto com o Projeto Coral Vivo.
A expectativa é reunir até 4.000 voluntários para atuar em 120 km de praias e rios recolhendo o lixo descartado incorretamente. O material será recolhido, classificado, registrado e pesado e separados em categorias.
“As pessoas voltam para casa pensando sobre aquela quantidade de material recolhido, em como foi parar nas praias e o que elas podem fazer a respeito. Esse evento é realmente para as pessoas se sensibilizarem e mudarem suas práticas no dia a dia. A ideia é repensarmos sobre nossas ações”, disse Flávia Guebert, coordenadora do Projeto Coral Vivo.
“É preciso sensibilizar as pessoas sobre o grave problema do lixo nas praias e nos oceanos. Nós, surfistas, que temos no mar o nosso ambiente de atuação, sofremos diretamente os problemas causados pelo descarte correto de lixo e por outro lado temos o dever de levar adiante a temática de limpeza das praias”, disse a surfista Luana Reis, moradora e atleta de Maresias, que tem o apoio do Portal ECOinforme e que participou das ações realizadas na praia de Camburi/São Sebastião.
A Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha (Biomar) e Projeto Coral Vivo são patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental.






