O consumidor aponta o celular no código 2D da embalagem e tem acesso a informações adicionais do produto
Graças à leitura do código 2D, que começa a conquistar espaço nos rótulos dos produtos, o consumidor terá mais informações sobre o produto que vai comprar no supermercado. O novo sistema chama-se Embalagem Estendida, onde o comprador obtém informações adicionais acionando o celular, como colheita, transporte, armazenamento etc.
Basta apontar a câmera do celular para o código 2D e o cliente tem acesso aos dados.
A empresa Unidasul está usando essa tecnologia para melhorar a relação de confiança com seus consumidores. O sistema estabelece o vínculo entre o produtor e o consumidor final e toda a cadeia do produto.
“Os envolvidos na cadeia agroalimentar vão ter a capacidade de identificar essas informações, justamente por elas estarem organizadas e padronizadas”, disse Douglas Figueiredo, gerente de produção da Unidasul.
O código 2D inserido nas embalagens tem impacto na rastreabilidade e no monitoramento de determinados produtos. Para os consumidores, isso significa ter acesso a informações sobre o produtor, a origem do produto, data de colheita, dados nutricionais expandidos e até mesmo possíveis promoções. Assim, o cliente pode saber de onde e como vêm os produtos que vão chegar até a sua mesa e tomar decisões mais conscientes sobre qual tipo de produto deseja adquirir.
Em 2019, a Unidasul passou a integrar o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento dos Alimentos (Rama), que visa trazer maior precisão na identificação da origem do produto, fortalecer boas práticas agrícolas e prover informação para todos os agentes na cadeia de produção alimentícia. O Rama foi criado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).




