A Embrapa apresentou a BRS Pérola, nova cultivo de uva branca sem sementes desenvolvida após mais de 18 anos de pesquisa. Indicada para a Região Sul do Brasil, a variedade alia alta produtividade — entre 25 e 30 toneladas por hectare — à facilidade de manejo sob cobertura plástica (cultivo protegido). A novidade amplia o portfólio de uvas para consumo in natura, ao lado das cultivares BRS Vitória, BRS Isis e BRS Melodia.

Com bagas alongadas, coloração branca-amarelada e textura crocante, a BRS Pérola apresenta sabor neutro e equilíbrio entre açúcares e acidez. Os cachos mais soltos facilitam o raleio e reduzem a demanda por mão de obra. O ciclo é considerado médio na Serra Gaúcha, com cerca de 170 dias da brotação à colheita, realizada em fevereiro. A cultivar é recomendada para cultivo em sistema de latada, com cobertura plástica e uso do porta-enxerto Paulsen 1103.

O lançamento oficial ocorre em 19 de fevereiro, em Alto Feliz (RS), e durante a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). As mudas já podem ser reservadas com viveiristas licenciados, com produção prevista para 2026. Segundo a Embrapa, a nova variedade deve fortalecer a viticultura de mesa na Região Sul, especialmente em propriedades voltadas ao turismo rural e ao sistema “colha e pague”.