Shopping Eldorado transforma em adubo as 164 toneladas de material orgânico gerado por mês na praça de alimentação

Todo o lixo orgânico gerado nas praças de alimentação do Shopping Eldorado, cerca de 164 toneladas/mês, é transformado em adubo e tem o destino ecologicamente correto. O material é levado para caixas de compostagem no telhado do edifício num projeto chamado de Telhado Verde.

O objetivo da empresa é reduzir a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário e reduzir a emissão de carbono na atmosfera gerada no transporte do material até os aterros.Além disso, o sistema utilizado reduz a temperatura do empreendimento, levando a menor consumo de energia e evitando o desperdício da água utilizada nos equipamentos de refrigeração de ar.

Enzimas retiram o odor e a umidade dos alimentos e transformam essa matéria orgânica em adubo, utilizado para cultivar hortaliças, legumes e verduras livres de agrotóxicos em uma área de 6.800 m² no telhado do shopping. Toda a operação, da separação ao cultivo, é produzida e destinada aos funcionários.

Na horta, são produzidos legumes, verduras e algumas frutas, como berinjela, jiló, pimentão, pimentas, salsinhas, alfaces, tomates, manjericão, pepino, abobrinha, rúcula, couve, limão, amora, beterraba; além de gengibre, capim-cidreira, hortelã, erva doce, alecrim e poejo.

Todo mês, no Dia da Colheita, os funcionários podem ir ao telhado e retirar suas verduras e hortaliças.