Comunicadores populares, educadores, jovens indígenas e lideranças comunitárias se reuniram entre 22 e 25 de janeiro, o 8º Encontro de Cidadania Digital na Aldeia Indígena de Belém dos Solimões, em Tabatinga, no Amazonas.
O Projeto Terra Preta é voltado para o uso consciente e produtivo da internet de alta qualidade, que será disponibilizada à região por meio das Infovias do programa Norte Conectado, do governo federal.
Durante o encontro, tiveram início as transmissões oficiais da Rádio A’uma, primeira rádio comunitária indígena da Amazônia. Os participantes também realizaram oficinas de construção de mini transmissores e de produção de roteiros para podcasts.
A programação incluiu debates e atividades sobre comunicação popular e indígena, uso seguro da internet e das redes sociais, combate à desinformação e às fake news, além de oficinas sobre plataformas digitais livres, ferramentas de participação social e acesso a serviços de governo digital.
O evento contou com uma feira de produtos locais e apresentações culturais, como danças tradicionais, teatro, grafismo Tikuna e Kokama, contação de histórias Ticuna e o Ritual da Moça Nova, cerimônia tradicional do povo Tikuna que marcou o encerramento do encontro.
O Projeto Terra Preta já realizou atividades nos estados do Amazonas, Pará e Roraima, envolvendo 300 participantes de comunidades ribeirinhas, quilombolas e povos indígenas de doze etnias. Ao longo de 2026, estão previstos novos encontros nos municípios de Cantá, em Roraima, e Ponta de Pedras, no Pará. O projeto é realizado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).





