Equipamento passa a operar com energia renovável

Crédito: Divulgação Bondinho Pão de Açúcar/ Rafael Duarte

O Bondinho Pão de Açúcar passou a usar energiaproveniente de fontes renováveis, contribuindo portanto para a redução das emissões de carbono.

A iniciativa se juntaa outros projetos do parque focados em sustentabilidade, como eficiência em energia com uso de painéis solares e sistema regenerativo elétrico; gestão de resíduos sólidos; projeto de preservação ambiental do Mona (Monumento Natural dos Morros Pão de Açúcar e Urca); conservação e recuperação da pista Claudio Coutinho e Trilha do Morro da Urca.

A iniciativa faz parte da visão 2025 do parque, que tem as práticas de desenvolvimento sustentáveis propostas pelas Nações Unidas como base para o planejamento de ações da área de sustentabilidade. A novidade também visa tornar o parque um exemplo para outras atrações turísticas pelo mundo, pois mostra como é possível o desenvolvimento sustentável.

O Mercado Livre de Energia é uma plataforma na qual empresas geradoras, comercializadoras e consumidoras podem negociar a compra de energia livremente, seguindo a regulamentação do setor, com diversos tipos de produtores de energia renováveis como eólica, hidrelétricas, solar à termoelétricas, possibilitando flexibilidade nas negociações em fontes contratadas, livre escolha de fornecedor, previsibilidade de custos e integração a uma cadeia de valor que tem responsabilidade socioambiental, além de prazos e volumes.