Animais morrem presos a redes de pesca descartas nos oceanos

Baleia Jubarte
Foto: VIVA Instituto Verde Azul

Comemorado desde 2018, idealizado pelo Viva Instituto Verde Azul, o Dia Internacional Pare com a Captura Acidental, 1º de dezembro, reúne cerca de 80 instituições, incluindo ongs, organizações privadas, escolas, universidades e representantes da sociedade civil.
O objetivo é trocar informações sobre a importância desse grave problema que enfrentamos, através de conversas, palestras, divulgação do tema.

Foto: VIVA Instituto Verde Azul

A Captura Acidental (bycatch) é a captura não intencional de animais não alvos em redes ou equipamentos de pesca.
Estima-se que 40% de toda pesca é bycatch, sendo as principais vítimas baleias, golfinhos, focas, tartarugas, raias, tubarões, aves marinhas, peixes e invertebrados.

Albatroz com anzol
Foto: Projeto Albatroz

A comissão dos Oceanos dos Estados Unidos declarou em 2005 o bycatch como a maior ameaça aos mamíferos aquáticos no mundo. ️Cerca de 640 mil toneladas de petrechos de pesca são perdidas no mar todos os anos. ️Muitos animais morrem afogados, pois não conseguem subir à superfície para respirar. Sofrem lacerações devido as cabos pesados que rebocam, além de sofrerem com infecções. E muitas vezes morrem de fome, pois não conseguem se alimentar de forma eficaz.