Telhanorte criou dois pontos de descarte, nas lojas de Marginal Tietê e do Morumbi

A Telhanorte, loja de construção, montou estações de coleta de resíduos sólidos nas unidades da Marginal Tietê e do Morumbi. Os locais estão disponíveis para o descarte de embalagens recicláveis, como plástico, papel, papelão, vidro, metais, óleo de cozinha usado e embalagens multicamadas.

O projeto piloto é realizado em parceria com algumas empresas especializadas em logística reversa, como a Green Eletron, de eletroeletrônicos; Reciclus, de lâmpadas; Descarta Aí, de baldes e tampas de plástico; e da Molécoola, que atua como uma espécie de programa de fidelidade ambiental. A previsão é de coletar 30 toneladas de material reciclável em seis meses.

Os descartes adequados podem ser revertidos em descontos na compra de mercadoria de alguns dos parceiros.

“A iniciativa reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Neste caso, engajamos consumidores e parceiros. Estudamos ampliar a instalação dos pontos de coleta em outras unidades da rede”, disse  William Roseli, da Telhanorte.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no Brasil apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo, índice muito abaixo de países de mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, que apresentam média de 16% de reciclagem. O Brasil produz 27,7 milhões de toneladas anuais de resíduos recicláveis.