Programa da JBS ajuda a preservar 900 bilhões de litros de água em oito anos
A JBS, através do programa de educação ambiental Óleo Amigo, da coletou 11 milhões de litros de óleo de cozinha usado em 2024 para a produção de biocombustível, em Curitiba. O óleo é utilizado como insumo pela Biopower, produtora de biodiesel. Em oito anos, foram coletados 36 milhões de litros de óleo de cozinha usado. Com isso, foram preservados 900 bilhões de litros de água.
O programa atende as cidades de Lins (SP), Curitiba (PR) e Campo Verde (MT), impactando mais de 90 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Santa Catarina, com potencial de promover a educação ambiental para mais de 10 milhões de pessoas nessas regiões.
Por meio da compra do óleo de cozinha em estabelecimentos comerciais, escolas e instituições, o projeto é uma fonte de renda para os parceiros do programa e pode ajudar a reduzir as despesas das cidades com saneamento básico, uma vez que, descartado corretamente, ajuda a diminuir a necessidade de ações de limpeza das redes de esgoto, promovendo um círculo virtuoso nos municípios onde o programa atua.
“Promover a educação ambiental e a economia circular é uma forma de nutrir o ecossistema como um todo. Estamos não apenas combatendo a poluição, mas também orientando as pessoas sobre a importância do descarte responsável do óleo usado. Esses números são um reflexo claro de que estamos no caminho certo, semeando mudanças que vão gerar bons frutos para toda a sociedade”, disse Alexandre Pereira, diretor comercial da Biopower.
O programa também se destaca por seu caráter educativo, envolvendo diretamente as crianças em atividades que reforçam a importância da destinação correta do óleo. Para ilustrar, são usados aquários para demonstrar o impacto do óleo na água, bloqueando a passagem do oxigênio e prejudicando o ecossistema.