Aumento da produção e consumo pode baratear o produto e reduzir o uso de recursos naturais no processo industrial
A aumento da venda de água em lata de alumínio é uma ótima notícia para o meio ambiente, pois contribui para a redução de embalagens de plástico, material ambientalmente desprezível. O alumínio é 100% reaproveitável e o Brasil é líder mundial na de reciclagem de latas de alumínio.
De acordo com Anderson José Guerrero, da Henkel na América Latina, os processos industriais de limpeza garantem que a água vendida em lata mantenha suas propriedades sem qualquer alteração no sabor, cor e cheiro.
“A produção da lata envolve diversas etapas de limpeza que removem todas as impurezas orgânicas e inorgânicas da lata, como ocorre no envase de outros líquidos normalmente vendidos no mercado, disse o executivo.
O problema, pelo menos por enquanto, é o preço alto da água enlatada para o consumidor. O produto não é facilmente encontrado nos grandes supermercados e no comércio popular. O preço da uma lata de alumínio é n o mínimo o dobro da mesma água fornecida em garrafa de plástico. A expectativa é que, com o aumento da oferta, os preços possam chegar aos mesmos patamares das demais embalagens.
Vantagem ambiental
Segundo a Abralatas (Associação Brasileira de Produtores de Latas de Alumínio), mais de 98% das latas de alumínio produzidas no Brasil são reaproveitadas, índice que faz do setor o maior reciclador do planeta há mais de 15 anos.
Dados do Instituto Internacional do Alumínio (IAI) indicam que o reaproveitamento das latas de alumínio é muito maior do que os materiais das demais embalagens. Veja o resultado do levantamento feito no Brasil, Japão, China, Estados Unidos e todo o continente europeu:
Latas de alumínio: 70%
Garrafas PET: 40%
Garrafas de vidro: 34%






