iX traz a mais alta tecnologia sobre rodas e pode rodas 630km com uma carga na bateria

O mais novo, mais moderno e mais tecnológico BMW está chegando ao Brasil para atender um cliente muito especial, que pode pagar uma pequena fortuna para usufruir da mais nova tecnologia sobre rodas. Um carro que já nasceu elétrico, conectado e que tem alta capacidade de processamento, tido como  “inteligente” e “conected drive”.

Pra começar, os super motores elétricos que garantem uma potência de 326 cavalos na versão topo de linha e anda até 620 quilômetros com uma carga na bateria.

É um SUV grande, tem uma grade que traz uma super novidade: produzida com nanotecnologia, a grade recupera pequenos danos: fizemos o teste, riscando a grade com uma chave de fenda, deixando a mostra os riscos. Em questão de segundos, com a ajuda de um secador de cabelos, os riscos foram eliminados.

Na traseira, lanternas bem finas de led embutidas no porta-malas, para sinalizar quando a tampa do porta-malas é levantada. Laterais com linhas fortes, ampliando o aspecto rústico do SUV, rodas de 22 polegadas e maçanetas das portas integradas.

Ao entrar no carro você sente que está tateando um terreno desconhecido, diferente do tudo o que você conhece no setor. A super tela côncava vai de um lado a outro do painel e pode ser operada com tecnologia Shy Tech, que pressupõe o menor uso possível de botões, criando maior interatividade e privilegiando comandos por voz, por toque e ainda simulação de ações à distância. Os raros botões, acionados manualmente, são de cristais, reforçando a sofisticação e o luxo do acabamento interno.

O painel é composto por duas telas, com 12,3” e 14,9”, sendo a menor para uso do controle do carro e a maior para o sistema de entretenimento.

No interior, amplo espaço para todos os ocupantes; muito conforto inclusive para os passageiros de trás, beneficiados pelo assoalho plano, que se estende para toda a extensão da carroceria.

Estruturalmente foi priorizado o aumento de rigidez e o menor peso, com uso de alumínio com resina reforçada com fibra de carbono e também utilização de material reciclado: são 80 quilos de plástico reciclado sendo que 20% desse volume é proveniente de garrafas PET.

A bateria posicionada no assoalho garante melhor centro de gravidade e maior proteção contra impactos, além de permitir a obtenção de um ótimo coeficiente aerodinâmico: 0,25 de coeficiente de arrasto, o que contribuem para um melhor desempenho e eficiência energética.

O iX tem dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro. Juntos rendem 326 cv e 630Nm de torque na versão x Drive 40 e 523cv e 765Nm de torque na versão x Drive 50. A primeira faz de 0 a 100 km/h em 6,1s e a segunda em 4,6s, com máxima de 200km/h em ambos, velocidade limitada para a preservação da bateria. Tração integral de série comandada eletronicamente com a transmissão da quantidade certa de torque para as rodas dianteiras e traseiras em todas as situações.

Carregamento

A montadora vai fornecer dois carregadores para o comprador do iX usar em casa. Pesquisas junto a proprietários de BMW elétrico mostraram que eles preferem carregar o carro em casa em vez de usar postos públicos.O carregamento rápido atinge 70% da bateria em 35 minutos no BMW iX xDrive50 e 31 minutos no BMW iX xDrive40. A autonomia pode ser aumentada em até 150 quilômetros para o BMW iX xDrive50 e 95 quilômetros para o BMW iX xDrive40 em 10 minutos.O carregador rápido acompanha um conector de três pinos com potência de 1.8 kW, mas o cliente encontra opções de cabos que podem aumentar a potência para até 11 kW.Oficialmente a autonomia é de 620 km, mas depende muito da forma de dirigir e do local transitado.

Algumas novidades são mesmo extraordinárias: o carro analisa o caminho que está sendo feito, cruza com os dados de horário e destino e com isso excuta ações habituais do motorista. Exemplo: com base em comportamento do motorista, ele abre automaticamente o vidro do quando o carro se aproxima da garagem, para que o motorista acione o controle de abertura do portão. O sistema de voz também aprende com os hábitos do motorista, executando tarefas antes que seja solicitada.

O modo de direção inclui mudança não apenas no comportamento do carro, mas também na iluminação da cabine e na exibição das informações no painel. A chamada realidade aumentada inclui na tela a projeção da direção a seguir, com setas indicando a entrada à direita, à esquerda ou seguir em frente. O computador calcula a autonomia máxima possível, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e trânsito e assim seleciona o melhor trajeto a seguir.

A BMW iX colocou 30 unidades do iX à venda antes do lançamento oficial, para sentir a expectativa dos clientes. O resultado foi surpreendente; todas foram vendidas em menos de 12 horas, o que permitiu o aumento dos pedidos junto à matriz.

O carro chega em abril nas concessionárias, custando R$ 655 mil na versão x Drive 40 e R$ 780 mil na versão x Drive 50.

Talvez para não parecer muito caro, a montadora anuncia o preço de R$ 654.950,00 e R$ 779.950,00 (rs).