A necessidade de maior transparência junto à sociedade, as tendências de criar ações de responsabilidade social e de sustentabilidade levaram as empresas a adoção dos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança), que são mandatórios nas corporações modernas.
Esse movimento se reflete no mercado financeiro, onde os investimentos ESG podem chegar a US$ 53 trilhões até o fim do ano, segundo a Bloomberg Intelligence, empresa de informações financeiras.
Já o CEO da plataforma financeira Accountfy, Goldwasser Neto, diz que a tecnologia tem um papel fundamental na consolidação do ESG nas empresas. “Na Accountfy – diz o executivo – desenvolvemos soluções na nossa plataforma que podem automatizar o controle dos indicadores de desempenho de ESG e relatórios e apresentações que trazem mais transparência e eficiência para a gestão financeira, permitindo que sustentabilidade e governança façam parte da estratégia corporativa de forma natural e vantajosa”.
Para o dirigente, as empresas que adotam critérios ESG precisam apresentar dados financeiros claros e precisos, pois isso impacta diretamente seus resultados e agrega valor no longo prazo.