Empresas de bebida recolheram 21 mil toneladas de vidro em oito anos de operação

A região centro-oeste do Brasil foi escolhida para a implantação de um programa de reciclagem de vidro pela Diageo, empresa de bebidas, e parceiras como a Heineken, Owen Illinois, Pernoid Ricard e outras empresas do segmento. O esquema de logística reversa (responsabilidade de reduzir rejeitos) foi inaugurado em Brasília há um mês e já recolheu 70 toneladas de vidro.

O programa chamado de “glass is good” ou, no português, “vidro é bom”, reciclou mais de21 mil toneladas de vidro em oito anos de operação. A implantação em Brasília faz parte de um plano de expansão.

A intenção é levar conscientização sobre a importância da reciclagem de vidro nos lugares do Brasil, visto que apenas 1% das cidades realmente fazem reciclagem. É importante colocar em pauta

Dez pontos de coleta serão instalados em bares e restaurantes da capital do País e, enquanto estas etapas estão em fase de estudo e implementação, todo o vidro coletado é mandado para a fábrica da Owens Illinois, em São Paulo, parceiro no programa.

Além de preservar o meio ambiente, a ação pode ser fonte de renda e gerar trabalho, segundo a Diageo.

O curioso é que essa atitude, tida hoje como uma evolução, é um atraso em relação ao que existia antigamente, quando 100% das garrafas de bebidas eram retornáveis.