Fabricante comemora meta de aterro zero

A Meritor, líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain, atingiu uma meta importante na sustentabilidade da sua fábrica em Osasco, SP. Ao aderir ao programa aterro zero, a empresa destinou 100% do descarte de resíduos industriais e sanitários de forma controlada, eliminando a disposição em aterros sanitários. Ou seja: a totalidade dos resíduos da produção é reutilizada ou reciclada.

O compromisso da Meritor é reduzir os impactos significativos no meio ambiente.

Mais da metade (65%) dos resíduos gerados no processo de manufatura são oriundos do cavaco e nos últimos quatro meses mais de 1500 toneladas foram geradas, recicladas e transformadas em vergalhões que serão utilizados no setor de construção civil.

“A Meritor tem o controle de todo o processo de destinação de resíduos por meio de rastreamento e certificação. Além do cavaco, os demais resíduos são destinados para reciclagem ou reutilizados, de acordo com o material descartado”, disse o analista ambiental da empresa, Rafael Silveira.

A Meritor processa ainda os resíduos perigosos, que são tratados por processos certificados, faz o tratamento de efluentes, que são readequados para distribuição na rede pública de esgoto, separando o material particulado que é destinado ao coprocessamento.