Provação às cegas começa nesta quarta-feira em São Paulo

Começa nesta terça-feira (20/9/22) em São Paulo, a 21ª edição do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil, co recorde de inscrições, 533 amostras no total entre vinhos, cachaça, gin, vodca, brandies, licores de frutas brasileiras e outras aguardentes, sendo a maioria de cachaças (do Pará, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e São Paulo).

Todas as bebidas são de produção nacional, embora o evento tenha uma dimensão internacional, com a presença de julgadores estrangeiros, sendo que o convidado de honra é o francês Bernard Burtschy, professor da Télécom Paris Tech e da École Centrale de Paris.
Os jurados são especialistas, enólogos e professores de enologia e destilação, além de sommeliers, enófilos, influencers e jornalistas especializados no setor.

As provas são feitas às cegas (quando o degustador não sabe o que está provando), de acordo com regras adotadas internacionalmente. A premiação será feita com a outorga das medalhas Grande Ouro, Ouro e Prata, de acordo com a pontuação obtida.

As amostras de vinho também procedem das principais regiões produtoras do Brasil, principalmente das emergentes, tais como Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco, além do Rio Grande do Sul, que domina a produção nacional.

As degustações serão feitas durante três dias, até quinta-feira, no Hotel Bourbon Convention na avenida Ibirapuera, zona sul de São Paulo.
O júri do concurso terá a participação de dois integrantes da Confraria Provadores de Cachaça, Joel Leite e Lupércio Tomas.

O CVDB é organizado pela Market Press, responsável pela publicação da revista Vinho Magazine desde 1999 e pela realização pioneira de eventos de vinho no país, entre eles o Wine Weekend, maior feira dirigida ao consumidor final da América Latina; e as Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.

Os Provadores Joel Leite e Lupércio Tomaz integram o júri da 21ª edição do Concurso Vinho e Destilados do Brasil, que começa nesta terça-feira em São Paulo.