Redução de consumo chega a 42%; máquinas estão em fase final de testes no Paraná

Duas locomotivas híbridas, modelo GT38H, que funcionam com sistema diesel-elétrico, começam a operar no Brasil pela empresa Rumo, que recebeu os veículos na oficina de Curitiba, no Paraná.

Desenvolvidas pela Progress, as novas locomotivas têm motores mais eficientes que, somados às baterias para o armazenamento de energia, podem colaborar com a redução de até 42% no consumo de combustível para a mesma capacidade de carga quando comparado às locomotivas tradicionais.

O motor diesel funciona em conjunto com um banco de baterias.

A energia é regenerada durante a operação do freio dinâmico ao invés de ser dissipada em forma de calor por meio de resistores de alta potência.

Além do menor consumo de combustível, as locomotivas híbridas emitem menos gases tóxicos e reduz ruídos.

O controle da performance e segurança das locomotivas podem ser monitorados remotamente, permitindo prever possíveis falhas. As baterias são acionadas automaticamente pelo sistema da locomotiva, alinhada à potência exigida pelo maquinista para o trecho em que irá circular.

A primeira composição puxada pela locomotiva híbrida vai partir de Cascavel com destino a estação ferroviária Desvio Ribas, em Ponta Grossa e vai operar durante seis meses em teste..

“Os resultados foram positivos e nos indicam que podemos ter aqui um ganho considerável para as nossas operações. Com a operação na nossa malha poderemos avaliar a performance considerando as características da via e carga transportada. É um processo importante para analisar a viabilidade de ampliar o uso de locomotivas utilizando esse sistema”, disse Marcus Jorge, diretor da Rumo.