Objetivo é produzir uma família de SUVs a preços acessíveis
O carro elétrico, a despeito dos problemas técnicos, com a baia autonomia com a limitação da potência das baterias e também a falta de infraestrutura para abastecimento, tem ainda o maior problema do ponto de vista do consumidor: o preço. O mais barato do mercado passa dos R$ 150 mil, o que é uma proposta inviável para o consumidor comum. Tanto que, o segmento onde o elétrico tem boa aceitação hoje é o dos carros grande de luxo, modelos que custam, no mínimo, meio milhão de reais.
Mas a proposta de duas grandes montadoras globais pode mudar o rumo dessa tendência, a médio prazo. GM e Honda estão se unindo para produzir uma linha de carros elétricos de baixo custo e portanto com preços mais acessíveis.
A iniciativa é louvável, pois pode quebrar o paradigma do mercado, onde os carros elétricos, principalmente os elétricos puros, estão hoje circunscritos às classes mais favorecidas. As duas empresas vão construir uma plataforma comum e uma família de SUVs compactos deve estrear em 2027, nos Estados Unidos.
Veja mais informações no Autoinforme