Motorista só assume o volante em caso de necessidade
A BMW é a primeira montadora a colocar na rua um carro com tecnologia Nível 2 e um sistema de Nível 3 de autonomia, o que permite que o carro rode sozinho, sem a interferência do motorista, em várias situações.
Até 130 km/h, o carro garante o conforto total dos ocupantes, com o uso do O Nível 2 de autonomia, o Highway Assistant, função adicional do Assistente de Direção e Controle de Faixa, que pode ser utilizado em autoestradas com vias separadas estruturalmente: o motorista pode tirar as mãos do volante por períodos mais longos, embora tenha que ficar atento ao que está acontecendo na estrada, para retomar o controle do carro em caso de necessidade.
O sistema permite que o carro faça mudanças de faixa sem que o motorista precise segurar novamente o volante, faz os movimentos de direção necessários para a manobra de ultrapassagem e ajusta a velocidade conforme necessário, dependendo do tráfego. Com apenas um olhar para o retrovisor, o motorista pode determinar a mudança de faixa sugerida pelo sistema.
O Série 7 incorpora também a tecnologia do Nível 3 de autonomia, permitindo que o motorista, sem as mãos no volante, também desvie a atenção da estrada. O carro fica totalmente autônomo em algumas condições, como em velocidades até 60 km/h: o sistema assume completamente a condução em situações como congestionamento em rodovia. O motorista deve estar preparado para retomar o controle em poucos segundos quando solicitado, em caso de uma situação inesperada, como uma obra na estrada. Caso contrário, ele pode se dedicar a atividades dentro do carro, como fazer chamadas telefônicas, ler, escrever mensagens, trabalhar ou assistir vídeos.