Pesquisa mostra que brasileiro passou a reduzir consumo de água, energia e a separar lixo reciclável
As intensas campanhas e noticiário sobre o problema das mudanças climáticas, causadas pelo comportamento da população em relação ao consumo irresponsável tem dado resultado no Brasil. Uma pesquisa feita pela Ipos mostra que 68% dos consumidores brasileiros mudaram hábitos devido à preocupação com as mudanças climáticas e o meio ambiente. Apenas dois de cada dez entrevistados, se consideraram inflexíveis em relação a qualquer alteração no comportamento em relação ao tema.
A prova de que a campanha de educação é importante para a mudança do comportamento é que os brasileiros se mostraram mais consciente quanto ao consumo de água: nos últimos anos, em função de crises no setor, houve intensas campanhas pela redução do consumo de água. Outro aspecto que faz o brasileiro valorizar o uso da água é o impacto no bolso, segundo os analistas da pesquisa. 66% dos entrevistados declararam que mudaram o hábito em relação ao consumo de água, reduzido o gasto e o desperdício.
A reciclagem de embalagens também tem se transformando em hábito pelo consumidor brasileiro. Mais da metade dos entrevistados (exatamente 53%) disse que faz a separação do lixo orgânico e do reciclável. Em seguida aparece como prioridade o uso racional da energia elétrica e logo depois o aumento da reutilização de produtos.
Os dados apurados junto aos entrevistados no Brasil são bem parecidos com os dos consumidores dos outros 28 países pesquisados. No total forem consultados 19,9 mil consumidores.