O EV5, primeiro elétrico puro que a Kia traz para o Brasil, teve incluído na sua produção materiais que foram recolhidos dos oceanos, como plásticos e outros tipos de embalagens
O carro, um SUV de luxo que concorre com o Volvo XC 40 e o BMW iX1, é importado da China e roda 402 quilômetros com uma carga na bateria, com um consumo equivalente a 37,6 km/l rodando na cidade. A eficiência energética do motor elétrico é de 0,63 MJ/km.
Segundo as medições do sistema WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure), o EV5 tem um alcance de 500 km. Tem potência de 160 kW, o equivalente a 217,5 cavalos.
Usando corrente contínua (DC) de 360 kW, a bateria do EV5 chega a 80% da capacidade em apenas 27 minutos e em estação de 50 kW em 83 minutos. Em alternada (AC) em rede trifásica leva 8h10.
A Kia usou no EV5 materiais reciclados, resgatados dos oceanos e reconstituídos. No total, foram utilizadas cinco mil toneladas desse tipo de material na produção. Os materiais resgatados fazem parte de componentes plásticos, tecidos dos bancos, pintura etc.
O EV5 traz equipamentos de alta tecnologia, com o Adas – Advanced Driver-Assistance System, oferecendo uma condução semi-autônoma, entre eles:
Alerta de fadiga do condutor incluindo partida do veículo à frente de prevenção de colisão por ponto cego
Saída de faixa de rodagem
Saída em segurança
Assistentes de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado
Centralização na faixa de rodagem
Permanência na faixa de rodagem
Prevenção de colisão frontal
Frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas
Prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos
Câmeras de ré com guias dinâmicas de estacionamento
Visão 360°
Monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos Piloto automático adaptativo
Assistente de congestionamentos
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros