– O mundo todo está preocupado com o aquecimento do Planeta
– No Brasil, 61% da população teme ter que deixar sus casas
– Se nada for feito, em 2100 haverá um bilhão de refugiados do clima
Uma pesquisa feita pelo instituto Ipsos para a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP28), indica que o Brasil está entre os países onde a população está mais insegura com relação às mudanças climáticas.
Seis em cada dez brasileiros (exatamente 61%) acreditam que terão que deixar suas casas nos próximos 25 anos por conta destas alterações no clima.
Na Holanda, na Alemanha e na Suécia, apenas 20% da população tem essa preocupação.
Mas de uma forma geral, o mundo todo está preocupado com as mudanças climáticas, que já provocaram efeitos severos em algumas regiões.
As mudanças climáticas são provocadas pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
Como a queima de combustíveis fósseis (como carvão, petróleo e gás natural) para geração de energia.
Os veículos automotores a combustão e a indústria são as atividades que mais liberam dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa. Esses gases retêm o calor do sol na Terra, criando um efeito estufa que leva ao aquecimento global.
Se nada for feito, em 210, ou seja, em 76 anos, haverá pelo menos um bilhão de pessoas refugiadas do clima, ou seja: que terão que deixar suas terras em busca de regiões menos quentes, porque a temperatura na faixa do Equador srá insuportável para a vida humana.