Plantar árvores não é apenas uma forma de garantir o equilíbrio do meio ambiente mas pode ser também um bom negócio
A análise de 40 projetos de plantio de árvores nativas brasileiras em quatro dos seis biomas brasileiros revelou que o retorno dos investimentos no setor podem chegar a 28,4% (vai de 2,5% a 28,4% ao ano), índice bastante competitivo na comparação com outras atividades agropecuárias.
Trata-se de uma grande oportunidade de geração emprego e renda em atividades de silvicultura de espécies nativas na produção de madeira, óleos vegetais, alimentos como castanhas, frutas e diversos outros produtos florestais.
A análise considerou a silvicultura de espécies nativas, os sistemas agroflorestais e o sistema integração lavoura-pecuária-floresta.
O produtor pode se beneficiar também dos serviços ambientais oferecidos pelas espécies nativas, como melhora dos recursos hídricos e aumento da resiliência e produtividade de outras atividades que podem ser consorciadas com as árvores, além, claro, da remoção de carbono da atmosfera, que também pode contribuir com o fluxo de caixa do produtor, já que oportunidades no mercado de carbono vêm ganhando impulso mundialmente.
O estudo foi feito pela Força-Tarefa Silvicultura de Espécies Nativas da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, com apoio e coordenação do instituto de pesquisas WRI Brasil.