Macho vai cruzar com fêmea no Animália Park, em Cotia
Uma onça-pintada (Panthera onca), macho nascido no Bio Parque Vale Amazônia em fevereiro de 2022, viajou de Parauapebas, no do Pará, para São Paulo, onde vai viver com uma fêmea no Animália Park, em Cotia, com o objetivo de ajudar na conservação da espécie ameaçada de extinção.
Foram quase 2,3 mil quilômetros de viagem no programa de intercâmbio de animas entre bioparques e zoológicos e a reprodução sob cuidados humanos são de extrema importância para promover a conservação da espécie.
A iniciativa integra o Programa de Conservação e Manejo de Espécies Ameaçadas, instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Associação de Aquários e Zoológicos do Brasil (AZAB). Com pelagem amarelo-dourado e pintas pretas distribuídas pela cabeça, pescoço e patas, a onça-pintada, o maior felino das Américas, é uma das prioridades da Red List, da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).
Rudá, nome dado ao macho, completou um ano de vida em fevereiro e recebeu todos os cuidados da mãe até o desmame, que aconteceu com seis meses de vida. Clô, nome dado à fêmea, tem um ano e seis meses e está no Animália Park, em Cotia, desde outubro de 2021, vinda do Refúgio Biológico Bela Vista — Itaipú Binacional.